Phantom CD
O Phantom CD cria um drive virtual em seu computador capaz de acessar o conteúdo de imagens de CDs ou DVDs como se fossem drives físicos. Isso traz para você diversas utilidades.
Com a ajuda deste programa, você acessa todo o conteúdo de qualquerimagem sem a necessidade de usar as mídias físicas, sabidamente frágeise de vida útil limitada.
Você pode criar backups e evitar o desgaste das mídias, agilizar o acesso aos seus arquivos (uma vez que a leitura no disco rígido é muito mais rápida que em um CD ou DVD) ou evitar de gravar um CD ou DVD para usá-lo uma ou poucas vezes.
Discos rígidos também possuem suas limitações, no entanto, o que lhe parece mais ágil: criar imagens e acessá-las no mesmo lugar ou gravar e usar inúmeros CDs/DVDs? No entanto, é importante ressaltar a necessidade de ter um HD comcapacidade muito grande, uma vez que imagens não são nada econômicas.
Assim, fica mais fácil organizar todo o conteúdo de sua coleção de CDs e DVDs. Uma vez guardados no mesmo lugar, tudo fica mais acessível, simples e fácil de organizar. Vale a pena lembrar que coleções de CDs e DVDs aumentam sempre, mas o espaço físico para armazená-las não aumenta tão facilmente quanto a capacidade de seu HD, por exemplo.
Outra vantagem é carregar estes conteúdos onde for necessário, sem precisar carregar nada para isso.
criando imagens
Você utiliza seu programa gravador de mídias normalmente para criar a imagem desejada, geralmente nos formatos ISO, BIN ou CUE. Essas imagens são, a princípio, acessíveis somente nesses programas gravadores e não é possível visualizar ou acessar seu conteúdo. Porém, o Phantom CD é capaz de montar essas imagens e disponibilizar os conteúdos como se fossem drives físicos em seu computador. Assim, qualquer aplicativo pode trabalhar com os arquivos desses drives.
Suporte
O Phantom CD suporta os seguintes formatos de imagem:
- ISO — pode ser usado para CDs de dados e qualquer tipo de DVD.
- BIN/CUE — pode ser usado para todos os tipos de CDs (inclusive áudio e vídeo) e todos os tipos de DVDs.
COMO USAR
Menu de Contexto
Automaticamente, o Phantom CD cria um novo drive em seu computador, com a mesma aparência dos drives existentes. No Windows Explorer, ao clicar com o botão direito sobre o drive criado, um menu é aberto e nele estão incluídas as três funções básicas do Phantom CD:
- Mount — selecione esta opção, indique a imagem a ser montada e todo seu conteúdo estará disponibilizado e poderá ser utilizado normalmente.
- Eject — “desmonta” a imagem utilizada, como se você retirasse o CD ou DVD do drive.
- Mount last image — uma vez que você ejetou uma imagem, use esta função para recuperar a última imagem utilizada.
Interface
Todas estas funções também estão disponíveis na interface do Phantom CD. Basta executar o programa e acessar a aba “Settings”. Nela, você pode ver o drive criado pelo programa e as três opções: “Mount”, “Mount Last Image” e “Eject”.
Comentários